Vagas de Emprego 2020 Curitiba – Onde procurar oportunidades e dicas

Para 2020, o novo desafio no mercado de trabalho é driblar a informalidade e conseguir uma vaga de emprego que garanta todos os direitos do trabalhador, como a aposentadoria, seguro-desemprego e outras garantias que são obtidas através da carteira de trabalho assinada.

Para isso, os trabalhadores devem obter qualificação específica para conseguir ocupar certas vagas e consequentemente sair da informalidade.

Para Curitiba, as previsões de aumento de vagas de emprego para 2020 são otimistas. Assim, que tal entender o perfil das vagas, onde procurar oportunidades na cidade e algumas dicas para conseguir uma chance?

Perfil das vagas em Curitiba 2020

vaga emprego curitiba 2020

Em Curitiba, a tendência é o surgimento de vagas que demandam especialização e também o aumento de vagas informais. O economista e ex ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, aponta que o déficit de profissionais qualificados em todo o Brasil faz com que profissionais de outros países ocupem as vagas que poderiam ser destinadas a brasileiros, pois é uma medida mais rápida para atender a demanda de profissionais, já que não foi investido anteriormente em educação e qualificação profissional.

Segundo a Agência de Notícias do Paraná, de janeiro a agosto de 2019, os setores que mais criaram empregos na Região Metropolitana de Curitiba foram:

✅ Serviços (15.687 vagas),

✅ Construção civil (4.078),

✅ Comércio (3.174),

✅ Indústria de transformação (3.073).

Entre os subsetores os destaques são comércio e administração de imóveis e valores mobiliários, com 9.448 empregos gerados, seguido de serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação (2.331), ensino (2.014) e comércio atacadista (1.902).

A Agência de Notícias do Paraná ainda afirma que entre as atividades que mais geraram postos de trabalho na Grande Curitiba estão:

✅ Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (2.812 novos postos),

✅ Teleatendimento (1.141),

✅ Construção de edifícios (1.127),

✅ Atividades relacionadas à organização do transporte de carga (1.086),

✅ Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas (1.056).

Onde procurar vagas de emprego Curitiba 2020? 🔎

Veja aqui algumas ideias de plataformas online que podem lhe ajudar na busca de um emprego para 2020 na cidade de Curitiba.

📌 Prefeitura de Curitiba

Um dos sites disponíveis pela prefeitura de Curitiba lista as vagas abertas para trabalhadores.

Para consulta-lo acesse aqui.

📌 Banco Nacional de Empregos

O Banco Nacional de Empregos também é uma plataforma que disponibiliza vagas e permite que você se candidate a elas. Clique aqui para ter acesso.

📌 RH Center

Outra plataforma disponível para o cadastramento online de currículos é o RH Center. Veja aqui.

📌 Indeed

O indeed também é uma possibilidade onde você cadastra seu curriculo e busca por vagas na sua área. Confira aqui.

Dicas para conseguir um emprego

No Brasil, no último senso realizado em 2010 constatou-se que 20% dos jovens entre 18 e 25 anos não estão estudando, nem trabalhando, nem procurando emprego, o que prejudica esses jovens, pois não adquirem experiência ou qualificação profissional, o que dificulta muito a obtenção de um emprego.

Isso acontece porque atualmente o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais seletivo, portanto pessoas com baixa qualificação, que acabaram deixando os estudos muito cedo, não encontram vagas disponíveis.

Aqui estão 3 dicas importantes para que você alcance a tão sonhada vaga de emprego em 2020 na cidade de Curitiba.

📌 Qualificação profissional

Uma dica é investir na sua própria capacitação profissional.

Além do ensino fundamental e médio completo, existem cursos técnicos profissionalizantes que preparam o trabalhador e até mesmo encaminham o mesmo para uma vaga de emprego. O sistema FIEP oferece cursos técnicos através do SENAI. Para conhecer mais a respeito, acesse aqui.

Ainda, vale investir em educação de nível superior, pois a taxa de desemprego de quem está nessa categoria não ultrapassa o 5%.

Existem ainda plataformas online que oferecem cursos gratuitos em áreas como saúde, administração e turismo.

📌 Manter um currículo atualizado e bem elaborado

A elaboração do currículo é um dos passos mais importantes durante a procura do seu emprego. Para isso, existem algumas plataformas que ajudam na elaboração, procure por modelos prontos no Google para se inspirar, porém evite copia-los integralmente. É importante também colocar todas as informações necessárias.

📌 Fazer networking

Converse com amigos, profissionais e familiares sobre o mercado da região de Curitiba. Essas pessoas podem realizar indicações que determinam qual será o seu mais novo emprego.

Boa sorte em suas buscas! Se quiser um auxílio extra, veja aqui informações sobre vagas de estágio em Curitiba para 2020 ou de Jovem Aprendiz na cidade!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content