Vagas de Jovem Aprendiz em Curitiba 2020 – Como participar de processos seletivos abertos

Com diversas possibilidades de atuação, os jovens têm procurado cada vez mais cedo entrar de alguma forma no mercado de trabalho. O programa de jovem aprendiz é um ótimo passo para quem ainda tem dúvidas sobre qual profissão seguir ou opta por estudar e praticar ao mesmo tempo. 

Sancionada em 2000, a Lei da Aprendizagem permite que empresas de médio e grande porte ofereçam programas de capacitação remunerada dentro do seu quadro de funcionários.

Como funciona o programa

Programa Jovem Aprendiz

Por ser de origem em uma lei federal, o principal foco do programa é a capacitação gratuita de jovens e adolescentes em todo o país. Desta forma, ele atua com uma forte função social, permitindo que esses jovens tenham mais chances de adentrar em melhores condições no mercado de trabalho.

As empresas destinam um percentual exclusivo para essas vagas, tendo liberdade na criação e divulgação de seus processos, desde que obedecendo à risca as exigências da lei. 

Entre essas exigências, estão oferecer qualificação profissional gratuita, ambientes profissionais de qualidade, além da remuneração obrigatória.

O jovem aprendiz, por sua vez, tem a possibilidade de desenvolver uma função específica, ao mesmo tempo que põe em prática suas habilidades, sempre de forma remunerada.

Os programas tem duração de 6 meses a 2 anos, e podem variar de acordo com o tipo de função exercida e as necessidades de cada empresa. Em empresas de médio porte as funções serão de maior responsabilidade do que em uma empresa de grande porte.

A remuneração varia de acordo com a empresa contratante e o tipo de função exercida. Normalmente gira em torno do valor do salário mínimo, podendo ser acrescida de benefícios e alguma participação em lucros da empresa. 

Algumas instituições de ensino específico como SESI e SENAI possuem programas dentro dos seus sistemas, direcionando os estudantes para vagas em empresas associadas.

Para quem está fazendo um curso técnico ou na graduação também pode conferir as vagas de estágio para Curitiba.

Requisitos

Para ser um jovem aprendiz, é necessário estar dentro dos padrões exigidos pela lei federal, além da procura das empresas.

  • A idade do jovem deve ser entre 14 e 24 anos; 
  • Estar matriculado em escola de maneira regular – itens como frequência e desempenho são levados em conta, uma vez que o trabalho de maneira alguma pode prejudicar a educação do jovem;
  • Além de estar em dia com a escola regular, o jovem aprendiz necessita ter um aproveitamento mínimo dentro do programa de capacitação, alinhando as expectativas da empresa com suas habilidades pessoais.

Cada empresa vai ter um perfil diferente associado com a vaga. Nesse momento a experiência não é o foco, mas ter em mente um objetivo ou destacar determinadas habilidades pode elevar suas chances de contratação.

Vagas de Jovem Aprendiz – Curitiba 

CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola oferece online e presencialmente seus serviços para estudantes e empresas. Através de um cadastro simples é possível ter acesso à inúmeras vagas de jovem aprendiz dentro e fora da cidade. A vantagem dessas empresas é que elas funcionam como fiscalizadoras dentro das empresas, garantindo segurança e direitos do jovem profissional. Veja aqui vagas de jovem aprendiz em São Paulo. 

SENAI

Referência nacional no ensino profissionalizante e técnico no país, possui programas direcionados ao jovem aprendiz, unindo formação de qualidade e atualizada com o mercado, direcionando seus alunos destaque para empresas conveniadas de grande e médio porte.

ESPRO

O Ensino Social Profissionalizante é uma instituição sem fins lucrativos que auxilia jovens na entrada no mercado de trabalho através dos programas de jovem aprendiz. Com inúmeras empresas parceiras, capacita e encaminha cerca de 22 mil jovens por ano. 

Serviços Especializados

Nas prefeituras e organizações não governamentais sem fins lucrativos é possível encontrar cadastro, orientação e encaminhamento para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho. Estes serviços muitas vezes tem bancos de dados extensos com diversas oportunidades de empresas regularizadas e facilitam os processos seletivos e de contratação.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content