Linkedin Vagas 2020 – Como conseguir um emprego com um perfil atrativo

O Linkedin é uma rede social profissional e que se tornou popular por ser uma nova forma de recrutamento entre as empresas. Afinal, a plataforma valoriza algo de muito valioso entre os empregadores: o networking.

A palavra em inglês quer dizer relacionamento, uma forma de se referenciar aos interesses de um profissional e as pessoas que conhece no meio. Dessa forma, o famoso Q.I (quem indica) fica online disponível 24 horas para qualquer empresa visualizar.

Ao criar um perfil na plataforma o usuário consegue usar a ferramenta não somente para divulgar suas habilidades profissionais e currículo completo como também encontrar vagas de emprego nas áreas de interesse.

Mas como fazer isso? Aqui você encontra um manual completo de como usar a rede social ao seu favor na busca por uma vaga de emprego e com dicas do que fazer e não fazer no seu perfil para ser bem visto pelo contratante.

Como usar o Linkedin para encontrar vagas de emprego

Aqui está o passo a passo do que fazer para filtrar boas vagas e usar a rede social para ter o melhor do seu currículo publicado online e sem precisar pagar nada por isso.

1. O seu perfil precisa ser um verdadeiro portfólio

O primeiro passo para se cadastrar no Linkedin é criar o seu perfil profissional, que parece bastante com a criação de um currículo. É recomendável que seja preenchido todas as áreas:

  • Informações de contato;
  • Sobre;
  • Experiência profissional;
  • Formação acadêmica;
  • Capacidades e habilidades;
  • Projetos;
  • Licenças e Certificados;
  • Voluntariado;
  • Interesses.

2. Faça postagens e um bom resumo

A parte de “sobre” é um momento fundamental para explanar quais são suas áreas de interesse, área de estudo e colocar informações mais precisas sobre sua profissão que nem sempre ficam muito claras ao decorrer do portfólio.

Seja breve, original e profissional nesse espaço. Afinal, a ideia é justamente fazer um resumo sobre quem é o seu “eu” no trabalho.

As postagens são outro espaço do Linkedin onde dá para expor suas ideias. As suas interações com um tom profissional te ajudarão a mostrar quais são suas opiniões acerca dos assuntos que mais te interessam.

3. Conecte-se não somente com seus colegas

Conexões do Linkedin

As primeiras pessoas a se conectar são sempre os colegas de trabalho, universidade os dos cursos que já realizou. Entretanto, quando estiver buscando pessoas para fazer parte do seu networking também siga profissionais da área para mostrar que está por dentro do mercado.

Mas, é claro, conecte-se somente com aqueles que admira e gostaria de seguir – afinal, você não vai querer ter a sua imagem associada a um profissional que não gosta, certo?

Com a função “localizar” o Linkedin ainda te mostra o perfil das pessoas próximas à você, te indicando contatos muito próximos à sua localização. É um mecanismo eficiente para conhecer quem trabalha na empesa ou no coworking onde trabalha, por exemplo.

Depois de seguir todos aqueles que considera importante estabeleça interações regulares e troque recomendações. Isso te ajudará a mostrar que é bem relacionado.

4. Pesquise empresas que combinam com seu perfil

Perfil de empresas no Linkedin

No Linkedin não é só os usuários que deixam as suas habilidades e intenções mais claras para o mercado, mas também as empresas participantes.

Ao pesquisar por área de interesse ou nomes das empresas o usuário tem acesso as vagas abertas das instituições que admira, ou às visões, valores e competências que o grupo busca em sua equipe. Você pode fazer as buscas “vagas de emprego em São Paulo” ou “Estágio em Curitiba” para encontrar vagas que se assemelhem ao seu perfil na busca do site que irá abrir as vagas ainda em processo de recrutamento.

5. Utilize técnicas de SEO no seu perfil

SEO no Linkedin

Search Engine Optimization (SEO) não é só para sites. As técnicas de SEO como usar palavras-chave, fazer um bom resumo e criar uma URL personalizada para além do seu nome são só algumas do que você pode fazer para alavancar o seu currículo online.

Ao aplicar essas estratégias o candidato tem mais chances de ter o perfil visualizado por uma empresa que etá fazendo a busca por candidatos no Google ou outros mecanismos de busca semelhantes.

6. Filtre as vagas pelo site

Vagas de emprego no Linkedin

O Linkedin tem um lugar próprio para a pesquisa de vagas de emprego. Basta usar a barra principal de busca e seus acessórios de filtragem para encontrar vagas abertas próximo a sua localização, de acordo com a sua área de interesse e/ou contatos.

7. Verifique as vagas enviadas por e-mail

E-mail no Linkedin

É comum que a rede social te avise por e-mail quando alguém visita o seu perfil ou uma empresa que você tem interesse divulga uma nova vaga de emprego.  Assim, ao ficar atento ao e-mail consegue acompanhar as notificações da rede social e aumentar as chances de visualizar uma oportunidade profissional.

Como fazer o cadastro

Passo 1 – Acesse o site oficial no link: https://www.linkedin.com/

Passo 2 – Clique em “Cadastre-se agora”;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 3 – Selecione suas informações de CEP e país e clique em “avançar”;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 4 – Adicione suas informações pessoas relacionadas a emprego e clique em “avançar”;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 5 – Escolha o motivo principal para se cadastrar no Linkedin;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 6 – Conforme o endereço de e-mail enviado no primeiro passo e digite o código recebido. Feito isso clique em “Verificar”;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 7 – O Linkedin mostrará algumas sugestões de contatos. Selecione aqueles que deseja se conectar para formar o seu primeiro networking ou clique em “pular”;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 8 – Adicione uma foto de perfil;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 9 – Caso queira que o Linkedin envie o link de download do app para o seu celular insira o seu número de telefone e clique em “Enviar SMS” para completar o procedimento de sincronização e clique em “Avançar” para concluir;

Como fazer cadastro no Linkedin

Passo 10 – Pronto, use o seu perfil para manter-se atualizado e procurar vagas de emprego.

Aplicativo

Use o aplicativo do Linkedin disponível na Play Store e Apple Store para tornar a sua navegação ainda mais fácil. Com o app dá para acessar todos os recursos e ainda manter a sua rede atualizada com postagens, comentários e novas conexões que vão te garantir um perfil cada vez mais bem sucedido.

Baixar na Play Store

Baixar na Apple Store

 

Rafaela Trevisan

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content