Vagas de Emprego em São Paulo 2020 – Empresas com vagas abertas e onde procurar

Apesar das boas previsões na redução do desemprego em 2020 com uma taxa de 1% a 2% melhor para os primeiros meses do ano os números não deixam de ser alarmantes. Afinal, ao fim de 2019, o Brasil ainda somava 12,5 milhões de desempregados segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a crise econômica causada pelo novo coronavírus, dentre outros fatores, elevou o número que, de acordo com apurações da Fundação Getúlio Vargas, pode dobrar.

Mesmo em tempos de isolamento social ainda há oportunidades de emprego para o Estado de Sâo Paulo, entretanto, com dificuldades de entregar o currículo e participar de entrevistas será ainda mais necessário que o candidato saiba onde procurar trabalho. Assim, poupará tempo com ofertas canceladas e, por consequência, as decepções que vem a cada aviso de “obrigado, seu currículo foi armazenado no nosso banco de dados”.

O primeiro passo é manter a calma. O segundo, ler todas as informações que compilamos aqui para você saber como procurar emprego em SP com maiores chances de uma contratação. Se preferir, use o menu para ser redirecionado para uma parte específica do conteúdo:

vagas de emprego São Paulo 2020

Empresas com vagas abertas em São Paulo

É difícil acompanhar as vagas e abertura em tempo real. Por isso, é sempre importante ficar atento às páginas oficiais das empresas e de sites de recrutamento, em especial o Google Empregos – visto que ele reúne as vagas dos demais sites, facilitando a busca.

Abaixo segue algumas das empresas que já anunciaram contratações para o ano de 2020. Clique nos links para saber mais detalhes:

Perfil das vagas de emprego em São Paulo

São Paulo é a maior metrópole da América Latina e concentra grande parte do esforço produtivo brasileiro, abrigando indústrias e sendo o polo de muitos nichos do comércio e do mercado. Contudo, com o maior número de ofertas também vem o maior número de candidatos – o que faz com que a cidade seja um polo do emprego e desemprego, ao mesmo tempo.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho as áreas que mais contratam são a de serviços e tecnologia, no primeiro lugar – e que se sobressaíram na pandemia – segundo pesquisas da Page Group. A construção civil na capital paulista e a indústria também são fortes. Já no interior, os contratos são a maioria para o setor agrícola.

Setores que mais empregam em São Paulo

  • Serviços;
  • Comércio e reparação;
  • Indústria;
  • Construção civil;
  • Agrícola;
  • Comunicação e Informação.

Mão de obra paulistana

A maior parte da mão de obra residente do Estado de São Paulo possui entre 1 a 3 anos de estudo. Entretanto, é crescente a margem de pessoas com mais de 11 anos de estudo, que em 2001 chegou a 34,6% conforme dados do IBGE.

Onde encontrar vagas de emprego

Abaixo, você confere quais as principais plataformas para usar em 2020.

Vagas de Emprego Indeed

O site é gratuito para candidatos e funciona como um agregador de vagas que funciona de forma filtrada para que o perfil da empresa e do trabalhador sejam fáceis de se conectar.

Vagas de Emprego Catho 

O Catho é um site de busca de emprego gratuito por 7 dias e uma das maiores plataformas, contando até com vagas internacionais. São mais de 1,8 milhões de vagas publicadas todos os anos.

Vagas de Emprego InfoJobs

Nem todas as funções do site são gratuitas, mas mesmo na versão limitada dá para cadastrar o currículo e portfólio para enviar seu interesse às vagas mais interessantes.

Vagas de Emprego Sine/ Trabalha Brasil

O SINE é um órgão governamental presente em todas as cidades brasileiras. A instituição tem um classificado online extenso e gratuito que dá para procurar emprego em qualquer lugar do Brasil.

Vagas de Emprego Linkedin

A rede social mais importante para procurar emprego é o Linkedin, a rede social “profissional”. Lá você consegue expor seus interesses, habilidades e até usar como um portfólio online que te ajuda a estabelecer vínculos com as empresas e até te dá alguma vantagem na hora de enviar aquele famoso e-mail com o nome da vaga e pretensão salarial.

Melhores sites para encontrar freelas em SP

Nem todo site de recrutamento pode ser o melhor lugar para encontrar um trabalho urgente em SP. Nos sites listados acima encontrará vagas de trabalho formal e informal, que exigem regularidade. Já nestas plataformas abaixo poderá encontrar ofertas de trabalho temporário, agindo como um freelancer para a empresa. Muitas das vagas são recrutamentos de trabalhos que podem ser feitos em casa, pelo computador. São elas:

5 passos para procurar emprego em 2020

Conforme a opinião de diretos dos postos de vagas de empregatícios e líderes em RH essas atitudes resumem o passo a passo persistente para procurar emprego universalmente:

1 – Crie um plano de acordo com seus objetivos

Procurar emprego exige tempo e dedicação. Defina numa agenda quanto tempo destinará para essas atividades e não deixe que a preocupação dos boletos chegando te impeça de manter uma rotina saudável, que inclua tempo para entretenimento e cuidados pessoais.

Dentro das horas que se destinar a procurar emprego defina quais são suas qualidades e liste as empresas e pessoas que já conhece com quem poderia contatar.

Tenha o seu currículo pronto quando for falar com elas, propondo seus serviços.

Quando está muito difícil conseguir uma vaga é que muitos também decidem dar a luz aos negócios pessoais. É por conta disso que o número de pequenas empresas costuma crescer à medida que aumenta o desemprego. Pelo sistema MEI o empregado tem direitos previdenciários e a férias e pode emitir nota como CNPJ.

2 – Faça networking

Use seus contatos profissionais, amigos e familiares para identificar oportunidades e entender como está o mercado para a sua área de atuação. Nada melhor do que pessoas de confiança para dar dicas.

Não tenha receio de oferecer seus serviços e de declarar quais são suas metas profissionais. Você pode identificar uma oportunidade quando menos esperar.

3 – Use as redes sociais

Entre em grupos de pessoas da sua profissão, grupos de vagas da sua cidade e de freelancers. Esses canais abertos e gratuitos são excelentes formas de ser informados sobre novas vagas no setor ao qual está qualificado. Afinal, é normal que funcionários e as próprias empresas usem esses espaços para angariar currículos e novos talentos.

4 – Revise seu currículo e crie um portfólio

Montar um bom currículo é ideal para conseguir uma entrevista. Siga as recomendações dos especialistas para criar um documento profissional e que ajude a destacar seus diferenciais.

Quando puder, não tenha medo de cobrar àqueles que enviou. Afinal, a sua persistência pode ser vista como qualidade e diferenciar diante aos demais que concorrem à vaga.

5 – Procure em sites de emprego

Sites de emprego são os classificados mais numerosos na divulgação de vagas de emprego para todas as cidades do Brasil. Existem opções de todos os tipos e para todas as áreas.

Desemprego em São Paulo

O Brasil sofre um crise de desemprego alarmante, a qual aumentou ainda mais após a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Antes mesmo dos dados alarmarem por conta da crise econômica os dados do IBGE já falavam em 27 milhões de desempregados, sendo que destes 4,7 milhões já desistiram de procurar por novas vagas.

E mesmo para quem tem esperanças de um novo contrato é preciso cuidar com as armadilhas, afinal, também houve aumento na divulgação de vagas informais, ou seja, sem os benefícios. Em 2018 o IBGE relatou que 41,4% da população empregada na informalidade em São Paulo. Em 2020, conta-se 233,1 milhões de pessoas que trabalham sem carteira assinada ou contrato de trabalho.

Os setores que possuem os maiores registros de vagas informais são o de construção, imobiliária, administrativos e de comunicação ou informação. Em relação ao assunto os especialistas recomendam para 2020 que o trabalhadores informem às autoridades – sindicatos e/ou Ministério do Trabalho – quando souberem ou participarem de uma seleção cuja vaga que desrespeite qualquer uma das leis referente ao Código Trabalhista.

Rafaela Trevisan

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content