Vagas de emprego no Rio de Janeiro em 2020 – Como ser contratado no RJ

Vaga de Emprego no RJ em 2020 existem, pois o ano promete melhorar com a chegada de novas contratações. Afinal, o ano de 2019 foi um dos mais difíceis para quem está à procura de emprego no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, 11,6% da população brasileira estava sem trabalho até outubro, e muitos entraram na informalidade por essas condições.

No Rio de Janeiro, cerca de 1,3 milhões de pessoas estão sem ocupação, sendo um dos maiores índices do sudeste. Com a chegada do fim do ano, a expectativa no aumento do consumo e no surgimento de vagas de emprego no RJ temporárias para suprir a demanda no comércio e no setor de serviços, mesmo com a crise financeira, foi alta. 

Adriana Beringuy, analista do IBGE, ressalta que o comércio ajudou a mudar esses números. Com índice de 11,4% em novembro, o mercado de trabalho mostra uma lenta recuperação, ao mesmo tempo que boa parte das pessoas que permanecem desocupadas acabam sendo atraídas por trabalhos informais. 

Para 2020, algumas empresas de pesquisa e tendências apontam para um possível crescimento e recuperação dos trabalhos com carteira assinada. Thiago Xavier, que trabalha na Tendências, aposta na aceleração da economia, atrelada com a demanda de consumo, gerando assim mais carteiras assinadas.

”O emprego formal responde mais à atividade econômica e[…] a economia será mais forte no segundo semestre, o que vai impulsionar as vagas com carteira assinada nesse período”, analisa Daniel Duque, pesquisador no Ibre FGV. 

Confira agora o que esperar do mercado de trabalho no Rio de Janeiro em 2020

Perfil das Vagas 

Na cidade do Rio de Janeiro, os setores de serviços, comércio e indústria seguem sendo os que mais abrem vagas no próximo ano. Muitos acabam contratando por regime PJ (Microempreendedores), mas oferecendo boa remuneração. 

Com a chegada do Carnaval, que tem atraído um volume considerável de turistas para o sudeste, os ramos de hotelaria e comércio podem esperar um crescimento na demanda, e consequentemente criar novas vagas nesse período.

Para quem está concluindo cursos técnicos e profissionalizantes, as áreas de saúde, estética e da indústria demonstram um crescimento e requerem profissionais qualificados e atualizados com o mercado para ocuparem os cargos.

Concursos também estão previstos, tanto para áreas públicas como setores privados, à exemplo de SESI, SESC e SENAI.

trabalhador RJ 2020

Onde procurar emprego no Rio de Janeiro

Os já conhecidos sites de empregos continuam sendo a principal ferramenta de divulgação de novas vagas. Alguns tem investido em sistemas inteligentes, que direcionam as vagas de forma mais direcionada ao perfil de cada candidato.

As redes sociais ganharam um papel relevante no processo de seleção de novos candidatos, então é importante ter um perfil nessas redes e seguir as empresas do seu interesse, ficando assim informado sobre novas oportunidades e facilitando o processo de aplicação.

O LinkedIn é outra ferramenta bastante útil para quem está buscando novas oportunidades ou um upgrade na carreira. O diferencial é poder entrar em contato diretamente com os recrutadores, criar seu próprio networking, e para quem trabalha como freelancer, mostrar seu trabalho de forma direta e prospectar novos clientes.

Para garantir que você sabe onde procurar aqui vai algumas dicas de empresas que já anunciaram contratações em 2020

Tipos de Vagas

Para obter resultados mais certeiros procure nos sites de busca as vagas que estejam de acordo com o seu perfil de experiência e área. Abaixo, segue algumas dicas para encontrar vagas no Rio de Janeiro de acordo com o contrato que deseja firmar:

Vagas para 2020

Algumas empresas já anunciaram a contratação para o ano. Confira:

  • Randstad – mais de mil vagas no ensino fundamental, médio e superior
  • Braspag – área de tecnologia para técnicos e com curso superior;
  • Guiabolso – áreas comerciais e de investimento;
  • Cognizant – áreas de tecnologia, estágio e trainee;
  • Lacta – mais de 4 mil vagas para a Páscoa a partir do dia 14/03
  • Resultados digitais – vagas para áreas executivas;
  • Kovi – mais de 200 vagas para motoristas de aplicativo;
  • Supermercado extra – vagas para todos os setores;
  • Riachuelo – oportunidade de 185 vagas em diversos cargos;
  • Serice IT – vagas para analistas e consultores.

Concursos Públicos de 2020 RJ

Para quem quer tentar uma vaga no emprego público também é preciso ficar de olho na data de divulgação dos editais para concursos. Até o momento, esses são os que já têm data marcada para acontecer no estado:

  • Concurso Polícia Rodoviária Federal – 4.360 vagas
  • Concurso para Polícia Federal – 600 vagas
  • Concurso para controladoria geral da União
  • Concurso par Comissão de Valores Mobiliários – 128 vagas
  • Concurso para o Banco Central do Brasil – 260 vagas
  • Concurso da ANTT – 394 vagas
  • Concurso da ANEEL – 169 vagas
  • Concurso da ANTAQ – 102 vagas
  • Concurso da ANA – 44 vagas
  • Concurso da ANCINE – 15 vagas
  • Concurso do CNPq – 192 vagas
  • Concurso MAPA
  • Concurso INSS – 7.88 vagas
  • Concurso ICMBio – 1.288 vagas
  • Concurso Ibama – 2.054 vagas
  • Veja todos os concursos de 2020 aqui

Procure por empresas

Tem empresas que contratam todos os anos ou que possuem políticas de renovação de funcionários. Liste aquelas que admira ou sempre sonhou em trabalhar e fique de olho na divulgação de oportunidades para enviar currículo no momento certo. Abaixo, segue alguns detalhes de como é o plano de carreira das empresas que mais contratam no Brasil:

Dicas para conseguir emprego

Para potencializar as suas chances de conseguir a vaga dos sonhos em 2020, damos algumas dicas valiosas.

  • Revise seu currículo

Um bom currículo deve ter um bom design, com informações claras. Aqui a intenção é chamar a atenção do recrutador para suas melhores qualidades. Você pode dar maior destaque para suas intenções e conquistas no momento da entrevista, ou até mesmo em uma carta de intenção anexada ao currículo.

  • Busque vagas com seu perfil

Sim, o mercado está difícil, mas priorize seus objetivos e alinhe seu perfil com vagas de acordo com o que você procura ou buscar diretamente na parte de trabalhe conosco da empresa – você pode fazer isso com grandes empresas como o portal de vagas da Ambev ou o Trabalhe Conosco do Bradesco. Vale atirar para vários lados, desde que as suas opções tenham uma relação e te direcionem ao invés de te atrapalhar. 

  • Amplie sua rede

Sites como LinkedIn são ótimos para criar redes de contatos que ampliam sua visibilidade e te colocam próximo à pessoas com interesses parecidos. O mercado está bastante competitivo, então ex-colegas e amigos podem ser bastante úteis te ajudando na busca de uma nova oportunidade.

  • Não desista

Se possível, crie uma rotina com horários dedicados ao envio de currículos e pesquisas de novas vagas. Você pode separar uma hora no início do dia e uma no final, por exemplo. Dessa maneira, você se mantém atualizado de todas as oportunidades e consegue um volume bom de candidaturas.

Vagas de emprego em outras cidades

Procurando vagas de emprego em outras cidades do Brasil? Confira aqui um guia para ser contratado em:

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content