Vagas de Estágio 2020 BH – Saiba Onde Encontrar as Melhores Vagas

O estágio é a melhor forma de adentrar no mundo profissional, ganhando espaço essencial na formação de universitários em todos os lugares. Mas o que exatamente é um estágio e como ele funciona? 

Sendo uma ponte entre teoria e prática, o estágio é uma modalidade de trabalho focada na aquisição de conhecimento. É o lugar onde o profissional é permitido cometer erros e usar desses como exemplo para a carreira escolhida.

Por lei, eles devem ser remunerados, ter oportunidades de crescimento dentro das empresas e geralmente tendo carga horária reduzida (6h). O retorno financeiro não é o foco, embora existam empresas que oferecem aos seus estagiários bolsas generosas.

Existem inúmeros programas de estágio, de empresas renomadas e pequenas empresas de poucos funcionários. As funções exigidas, tipo de hierarquia, remuneração e necessidade de conhecimento variam de acordo com cada programa. 

Existem ainda agências e centros especializados em fazer a mediação de empresas e estagiários, facilitando a busca por vagas, documentação e na própria fiscalização das empresas, diminuindo as chances de exploração de trabalho ilegais.

vagas estagio BH - 2020

Onde procurar vagas de estágio – Belo Horizonte 

Antes de sair procurando estágio, é necessário ter em mente o seu objetivo e saber procurar nos lugares certos. A internet com certeza é o lugar mais fácil e mais vantajoso para ir atrás de vagas hoje, mas existem muitas outras maneiras, que inclusive, podem ter a internet como alinhadas. 

  • Internet

Sendo a ferramenta de mais uso hoje tanto pelas empresas como pelos candidatos, a internet hoje é o principal lugar onde empresas e candidatos trocam informações. Desde a aplicação às vagas até a contratação, o meio online facilita muito o alcance das vagas dos mais variados tipos.

  • Recrutadores

Se você gosta do meio digital, pode fazer bom uso de redes como LinkedIn que permitem que você encontre diretamente as pessoas responsáveis pela seleção de candidatos. Deixar a vergonha de lado e saber usar uma boa comunicação à seu favor pode aumentar suas chances de encontrar um estágio com a sua cara.

  • Feiras de estudantes

O meio social ainda é uma ferramenta importante para conseguir uma vaga interessante. As feiras de estudantes promovidas por universidades e empresas são uma verdadeira vitrine de possibilidades para quem ainda não tem um objetivo muito claro, mas quer se manter atualizado.

  • Indicações

Se você conhece pessoas que já trabalham na área que você pretende experimentar, pergunte sobre a possibilidade dessa pessoa te fazer uma indicação. Em áreas mais autônomas, divulgar seu trabalho de alguma forma pode retornar em forma de clientes (designers, arquitetos, artistas, etc). 

  • Eventos e empresas

Dos mais variados tipos, os eventos reúnem pessoas diretamente relacionadas com as profissões em questão,sendo um ótimo filtro natural de contatos promissores na sua entrada no mercado. Algumas empresas autorizam visitas para conhecer mais do dia a dia do trabalho, e nesse momento vale destacar seu interesse em determinada área e até mesmo na empresa em questão.

Dicas para fazer um estágio na cidade

Belo Horizonte é o 6º município mais populoso do país. Com um número acirrado de concorrentes, alinhar seus objetivos pode facilitar muito o seu desenvolvimento.

Na cidade, os estágios que mais oferecem vagas são nas áreas de administração, direito, pedagogia, mecânica, civil, telecomunicações, comunicação social e os ligados à tecnologia e engenharias, como elétrica. 

Nos cursos técnicos, as áreas de enfermagem, administração e logística lideram as procuras pelas empresas.

  • Procure sua escola/universidade

Nem todos os cursos permitem que estágios sejam realizados. O primeiro passo é saber as regras da sua instituição de ensino. Muitas delas próprias oferecem vagas à seus alunos. 

  • Entenda seu momento

O estágio vai te ajudar ou te atrapalhar? Alguns cursos tem necessidade de maior tempo dedicado, e um estágio nesses casos pode prejudicar seu desempenho nos estudos. 

  • Elabore uma imagem

  Nesse momento, não espere um currículo primordial  Invista em destacar suas qualidades, o que você tem a oferecer e o que está aberto à aprender naquele lugar, sua atitude conta muito nessa hora.

  • Dedique-se

Independente da área que você almeja entrar, busque entender o máximo possível sobre a função que você irá realizar. Embora seja um ambiente de aprendizado, também é o momento de aplicar seus conhecimentos, mostrar seu potencial e possibilitar a chance de efetivação ao término do estágio. 

Rafaela Trevisan

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content