Vagas em Cursos Grátis – Dicas – Datas – Onde Fazer

Está procurando Vagas em Cursos Grátis mais ainda não encontrou nada? Não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar!

Apesar de muitas pessoas deixarem de fazer um curso profissionalizante, ou mesmo um curso superior por não terem condições de pagar uma mensalidade, é possível encontrar oportunidades de estudo sem pagar nada.

Isto é, os cursos gratuitos são uma boa oportunidade de você aumentar seus conhecimentos e colocar uma linha a mais em seu currículo, mas sem ter que pagar nada por isso.

Sendo assim, neste artigo vamos mostrar como você pode encontrar Vagas em Cursos Grátis e se profissionalizar de verdade. Confira!

Como encontrar Vagas em Cursos Grátis?

Primeiramente, para encontrar Vagas em Cursos Grátis, você pode simplesmente pesquisar por empresas que ofereçam bolsas de estudos para quem não possui condições de arcar com uma mensalidade.

Dessa forma, além de encontrar uma boa oportunidade, você também já confere quais cursos gratuitos estão com vagas abertas.

Um bom exemplo de onde você pode encontrar vagas em cursos gratuitos é o site Educa Mais Brasil

Isto é, além de disponibilizar quais opções de cursos estão abertas, o site ainda divide as oportunidades por instituições de ensino.

Com isso, você pode pesquisar pela instituição que mais lhe agradar, e fazer sua inscrição para concorrer a uma vaga.

Além disso, o site da Educa Mais Brasil ainda divide as oportunidades por níveis de graduação. Sendo assim, é possível encontrar uma vaga em cursos como:

  • Graduação;
  • Pós-Graduação;
  • Educação Básica;
  • Cursos Técnicos.

Porém, você também deve ter em mente o tipo de Vagas em Cursos Grátis que deseja concorrer. Para isso, você pode pesquisar por oportunidades em cursos à distância ou presenciais.

Vagas em Cursos Grátis à Distância

Apesar de muitos utilizarem a internet somente para navegar pelas redes sociais, é possível encontrar muitas oportunidades de Vagas em Cursos Grátis à distância.

Ou seja, se você está buscando por uma chance de se profissionalizar, mas não tempo muito tempo sobrando, um curso à distância pode ser uma excelente opção.

Diversas plataformas online, seja de instituições de ensino superior ou mesmo de formação profissional, investem na Educação a Distância (EaD). Justamente por isso é que muitas oportunidades gratuitas estão a sua disposição.

Além disso, existem boas plataformas onde você pode encontrar Vagas em Cursos Grátis à distância. Dentre alguns exemplos, estão:

  • Escola Educação – além do já conhecido guia de carreira, o site Escola Educação também conta com uma boa relação de cursos grátis à distância.
  • FGV – A Fundação Getúlio Vargas foi uma das primeiras instituições no Brasil a fazer parte do consórcio OpenCourseWare Consortium, que oferece, além de conteúdos e materiais, cursos gratuitos.
  • Canal do Ensino – focado no tema educação e ensino, o Canal do Ensino também conta com uma boa lista de cursos gratuitos para serem feitos online. Ele também é uma boa opção para quem busca por dicas de estudo.
  • IPED – apesar de possui muitos cursos pagos, o IPED também conta com uma lista de cursos grátis, separados por área. O site conta, inclusiva, com certificados sem custo adicional.

Cursos Presenciais Gratuitos

Outra forma de buscar por Vagas em Cursos Grátis é com um curso presencial. Além de contar com toda a estrutura de uma instituição de ensino, com o curso presencial é possível encontrar algumas bolsas de estudo.

Com isso, você pode cursar algo na área que deseja, sem que tenha que gastar com mensalidades.

Porém, a maior parte dos cursos presenciais gratuitos no Brasil possuem o acesso por meio do Enem, como o Sisu e o ProUni, por exemplo.

Contudo, para cursos profissionalizantes, você também pode procurar por Vagas em Cursos Grátis em instituições como o Senai. Mas para isso, é preciso ficar atento aos requisitos necessários.

Sisu

Para ter acesso a uma bolsa de estudos no Sisu, e conseguir uma faz vagas ofertadas em universidades públicas, ou institutos federais, com cursos profissionalizantes, o candidato precisa realizar a prova do Enem.

Dessa forma, é preciso bastante estudo e dedicação, haja vista a grande concorrência.

ProUni

Outra forma de ter acesso a uma bolsa de estudos em uma instituição ensino superior é com o PruUni. Aqui, as vagas são para instituições privadas, e o candidato precisa obter ao menos 450 pontos na média das provas, sem zerar a redação.

Outros requisitos exigidos são:

  • Renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos, para concorrer a uma bolsa de 50%.
  • Renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, para concorrer a uma bolsa de 100%.
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública, ou particular como bolsista integral.
  • Não ter diploma de nível superior.

Senai

Voltado para o público mais jovem, que busca por uma profissionalização, o Senai oferece vagas em cursos técnicos de forma gratuita.

Mas é necessário que o candidato esteja cursando ou Ensino Médio, que tenha o concluído ou esteja matriculado na Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Além disso, o candidato também precisa ser oriundo de família de baixa renda.

Guilherme Montiel

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content