Vagas de Emprego 2020 Porto Alegre – Mão de obra e Onde Procurar

No ano de 2019, o Rio Grande do Sul cresceu consideravelmente no número de criação de novas vagas de emprego. Os principais setores foram a indústria de transformação, o comércio, os serviços e a agropecuária.

Para o ano de 2020, espera-se que o crescimento continue. Alguns especialistas apontam que os setores que mais poderão crescer no Brasil neste ano serão os de construção civil e comércio, embora o setor de construção civil tenha sido o pior no ano de 2019 no estado do Rio Grande do Sul.

Se você é de Porto Alegre, capital do estado, e está atrás de mais informações a respeito das vagas de emprego na cidade neste ano de 2020, confira este guia completo que preparamos para facilitar sua procura!

Perfil da mão de obra no Rio Grande do Sul 2020

emprego poa 2020

Segundo a análise de economistas, a tendência é que em 2020 o mercado ganhe fôlego e novos postos de trabalho sejam criados.

Segundo o economista Bruno Ottoni, pesquisador da consultoria IDados, em entrevista para o portal de notícias Gaúcha ZH, os setores que mais crescerão no Brasil em 2020 serão o da construção civil e o do comércio, impulsionados especialmente pela baixa no juro básico, atualmente em 4,5%.

Pessoas especializadas nestas áreas, portanto, têm maiores chances de conseguirem empregos, uma vez que estes serão os setores com maiores oportunidades de criação de emprego.

Isso não significa, entretanto, que você deve abandonar sua carreira e investir nessas áreas, uma vez que esta é apenas uma projeção, e referente a apenas um determinado período. Continue investindo naquilo que você já tem experiência, pois suas chances serão ainda maiores do que simplesmente migrar para outro setor, com maior concorrência, sem ter nenhuma experiência na área.

Isso porque, como veremos a seguir, a construção civil não teve um bom desempenho em 2019 no estado do Rio Grande do Sul. Os setores de indústria de transformação, comércio, serviços em geral e agropecuária foram os que mais cresceram.

Principais setores no Rio Grande do Sul

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), os setores que mais criaram empregos em 2019, até o mês de novembro, foram os seguintes:

  • Extrativa mineral (141),
  • Indústria de transformação (8.855),
  • Comércio (5.080),
  • Serviços (21.497),
  • Agropecuária (4.968).

Por outro lado, os setores que ficaram com um balanço negativo ou com um balanço baixo (abaixo de 100) foram os seguintes:

  • Serviço industrial de utilidade pública (-187),
  • Construção civil (-1945),
  • Administração pública (62).

É interessante observar que, mesmo com a construção civil sendo um mercado com potencial em 2020 segundo os analistas, o setor não teve um bom desempenho no Rio Grande do Sul no ano anterior, sendo o setor com mais fechamentos de postos.

Tipos de serviços

✒ Formal: emprego com assinatura na carteira de trabalho, em conformidade com a CLT e garantia de benefícios como vale alimentação, transporte, férias, 13.º salário etc.

✒ Informal: é o tipo de trabalho sem assinatura na carteira de trabalho, nem com os benefícios previstos e determinados pela CLT, como licenças, férias, FGTS etc.

✒ Autônomo: é a prestação de serviços por conta própria, onde a pessoa é seu próprio chefe, com renda sem nenhum vínculo empregatício. Muitos deles tornam-se MEI (Microempreendedores individuais).

✒ Voluntário: quando o trabalhador presta serviços de maneira livre e espontânea, não recebendo quaisquer benefícios, salários ou gratificações por isso.

✒ Freelancer: quando o trabalhador presta algum serviço por algum período ou durante a realização de algum projeto, sendo pago pelo serviço, mas sem vínculo com a empresa.

Onde procurar vagas em Porto Alegre 2020

emprego 2020

Hoje em dia, a maioria esmagadora das vagas de emprego está em meios eletrônicos, em sites de anúncios de vagas, que possibilitam e facilitam o contato entre o contratante e o candidato. Ainda assim, é possível encontrar emprego a partir do boca-a-boca, entregando o currículo diretamente no setor de RH, lendo classificados em jornais etc. Inclusive, recomenda-se que todas essas técnicas sejam realizadas juntas, aumentando as chances de se encontrar trabalho.

Porém, como a maneira mais fácil é através dos sites de emprego, listamos a seguir algumas opções recomendadas e bastante confiáveis para que você encontre o emprego dos seus sonhos.

✅ LinkedIn: rede social na qual você expande seu networking, estabelecendo contato com funcionários de grandes empresas, além de publicar seu currículo, ter acesso a vagas de empregos exclusivas e muito mais.

✅ Catho: a Catho é uma empresa brasileira, especializada no anúncio de vagas e no intermédio entre o contratante e o possível contratado. O serviço é pago, o que significa que são menos pessoas concorrendo às vagas. Ainda assim, ela oferece um período de teste para você experimentar a plataforma.

✅ Infojobs: a InfoJobs também é uma empresa brasileira neste segmento. Com ela, você pode publicar seu currículo e candidatar-se às vagas anunciadas pelas empresas na plataforma. Embora seja gratuito, ele conta com um sistema de assinaturas.

✅ Vagas.com: esse site brasileiro é totalmente gratuito! A quantidade de vagas é menor, mas as chances de conseguir seu emprego nele ainda são grandes. Além da oferta de vagas de emprego, esse site também conta com ferramentas que o auxiliam a traçar seu perfil.

✅ Trabalha Brasil: o Trabalha Brasil é um dos maiores portais de vagas de emprego do país. Ele funciona como um classificado de vagas, possibilitando o contato entre o empregador e o candidato.

✅ Indeed: por fim, mas não menos importante, o Indeed tem um diferencial bastante interessante: ele busca vagas em outras plataformas e as lista em um só lugar, facilitando a sua busca, permitindo que você acompanhe de maneira mais dinâmica o surgimento de novas vagas.

Boa sorte em suas buscas!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content