Vagas trainee 2020 no Rio de Janeiro – Dicas – como chegar lá

Começo de ano é sempre sinônimo de expectativas para quem busca uma colocação profissional. Para aqueles que estão iniciando a jornada de trabalho recém-formado na universidade essa ansiedade é ainda maior.

Pensando em atrair esse profissional jovem e com muita vontade de entrar no mercado de trabalho, muitas empresas abrem processos seletivos específicos para os chamados “trainees” que nada mais são do que profissionais com até 2 anos de formação em curso superior.

Se você está nessa situação, é morador da cidade maravilhosa e não sabe por onde começar a procurar o tão sonhado primeiro emprego na área de formação, vamos te ajudar a procurar por vagas no lugar certo.

Confira onde encontrar vagas trainee 2020 no Rio de Janeiro!

como ser trainee

Mas, afinal, como é ser trainee?

“Trainee” é uma palavra de origem inglesa que significa “aprendiz” ou “em treinamento”, que corresponde a um profissional que possui conhecimento acadêmico e perfil de liderança, porém, ainda está “cru” ou ainda precisa ser lapidado pelo mercado de trabalho.

Por isso, muitas empresas encaram o trainee como uma grande aposta dentro das corporações, é aquele profissional promissor, com ampla capacidade de crescer e que – por não ter experiência e nem vícios do mercado – pode se adaptar ao ritmo e as diretrizes da companhia mais facilmente.

O trainee ao contrário do que acontece muitas vezes com os estagiários entram para de fato atuar como um profissional efetivo, passando por vários setores da empresa antes de começar a trabalhar em uma área específica.

VAGAS ABERTAS Trainee em São PauloEstágio em São Paulo

QUER APRENDER A USAR O LINKEDIN? Clique aqui para criar seu perfil do Linkedin

QUER TRABALHAR NA AMIL? Como trabalhar na Amil

Quais os principais requisitos?

curriculo emprego 2020

Bom, como já dissemos acima para ser trainee é preciso ter curso superior, algumas empresas já começam a selecionar profissionais antes mesmo deles se formarem na faculdade, já que muitas vezes os processos seletivos costumam ser longos.

Dentre os principais requisitos para um trainee estão:

  • Ter diploma de nível superior: não existem áreas pré-determinadas para ser trainee. Teoricamente todas as áreas abrem processos seletivos para os profissionais recém-chegados no mercado. Porém, setores administrativos, grandes empresas de comunicação, engenharia e áreas relacionadas a informática costumam ter a maior parcela das vagas disponíveis.
  • Falar outro idioma: foi-se o tempo em que ter inglês avançado ou fluente era um pré-requisito extra no mercado. Hoje, o inglês é item básico na avaliação de currículos e para um trainee é essencial. Falar outro idioma além do inglês também contam pontos;
  • Idade: as empresas costumam dar preferência para jovens entre 21 e 30 anos. Isso porque 21 é a idade média dos formandos no país. Estende-se até 30 anos porque acredita-se que até essa idade o profissional ainda tem interesse em uma vaga com contrato com período pré-estabelecido, sem garantias de efetivação;
  • Espírito de liderança: ser proativo, ter vontade de crescer, aprender e construir uma carreira dentro da empresa são requisitos que todo recrutador busca nos candidatos a trainee. Todos querem ter aquele jovem que pode ir além das expectativas.

Como funciona o processo seletivo?

Os processos seletivos para trainee costumam ser relativamente longos, isso porque muitas empresas fazem várias triagens antes de iniciar as entrevistas e testes com os candidatos. Vamos listar as etapas que geralmente as grandes corporações costumam ser:

  • Cadastro de currículo online;
  • Avaliação e triagem de currículos por parte do RH da empresa;
  • Provas e testes online – muitas empresas costumam fazer uma triagem aplicando provas com tempo cronometrado sobre: língua portuguesa, conhecimentos gerais, raciocínio lógico e conhecimento técnico;
  • Dinâmica em grupo – aqui conta muito mais a capacidade e rapidez em lidar com situações inusitadas do que um conhecimento profundo acadêmico;
  • Teste de idioma – prova, redação ou mesmo uma entrevista em inglês é aplicado;
  • Entrevista individual;
  • Exames clínicos.

Onde procurar vagas trainee no Rio de Janeiro?

A busca por uma vaga de trainee deve começar mesmo antes da formatura. Ao iniciar o último ano do curso já comece a procurar por vagas trainee no Rio de Janeiro, isso porque as empresas costumam iniciar os processos seletivos e cadastros de currículos, geralmente, seis meses antes de o profissional começar a trabalhar.

Por isso, faça uma verdadeira varredura e cadastre seu currículo ou acione alertas para que você seja informado quando as vagas forem publicadas em primeira mão. Dentre os principais canais para buscar vagas, estão:

  • CIEE: manter um cadastro ativo e atualizado no Centro de Integração Empresa Escola é algo que todo estudante universitário deve fazer, mude o foco de “estágio” para “trainee”, assim que seu interesse mudar;
  • Banco de oportunidades da faculdade: toda universidade tem um canal onde divulga as vagas de estágio, empregos e trainee. Cadastre-se para receber alertas e filtrar as oportunidades que lhe interessar;
  • Indeed: o Indeed é hoje um dos principais canais de alertas de vagas que temos online. Faça sua conta, e adicione alertas para trainee, vagas nas principais empresas onde deseja concorrer a uma vaga e fique sempre atento aos e-mails recebidos;
  • LinkedIn: o LinkedIn cresceu e se tornou uma ferramenta inteligente, interessante e que reúne as melhores vagas do mercado. Capriche no seu currículo, apresentação, ligue-se a contatos interessantes e siga as empresas que são do seu interesse a área de atuação;
  • Site de empresas: todo universitário tem um foco, uma meta e empresas que sonha em trabalhar, faça uma lista, veja quais abrem processo seletivo para trainee, cadastre seu currículo no site da própria empresa e – se tiver a opção – clique para receber novidades, oportunidades e alertas sobre vagas futuras.

Para você que reside no Rio de Janeiro ou que deseja se mudar para a capital fluminense após se formar, em busca de uma oportunidade, fique atento as nossas dicas e demais artigos que mostram como conseguir uma oportunidade na cidade.

Deixe seu Comentário

WebGo Content